Em um balanço divulgado pela Prefeitura de Campos neste sábado (20) foi possível constatar que as irregularidades mais cometidas no ano de 2026 continuam sendo a de estacionar e transitar sobre o passeio público. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, há uma redução nos números. Mas para Guarda Civil Municipal, a quantidade de infrações continua expressiva.
De janeiro a maio deste ano foram 174 notificações por transitar com veículos sobre a calçada e 1.208 notificações por estacionamento irregular, sendo essa, a recordista.
Ainda segundo a Guarda, no mesmo período de 2025, foram contabilizadas 1.385 notificações por estacionamento no passeio e 227 por circulação de veículos sobre as calçadas.
Por sua vez, a Prefeitura informa que realiza um trabalho diário para manter o ordenamento do trânsito na cidade, com palestras, campanhas de conscientização e fiscalização contínua.
A infração de transitar sobre o passeio, por exemplo, é considerada gravíssima, com multa prevista de R$ 880,41 e sete pontos, e a de estacionar sobre calçadas é grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos retirados.
Segundo Anderson Batista, coordenador de trânsito da Guarda, ambas são práticas perigosas e que podem acabar causando acidentes. “Cada um tem o seu espaço adequado na via, e a calçada é o espaço adequado do pedestre. Quando o pedestre sai da sua área adequada e vai disputar o lugar em outro local, ou seja, na faixa de rolamento ou na ciclofaixa, ele está vulnerável a atropelamentos ou acidentes”.
“Além do risco de transitar pela calçada, que é ainda mais perigoso do que estacionado, pois o risco de um atropelamento é ainda maior, naquele espaço onde não há nenhuma proteção, trazendo risco à vida de todos aqui que estão ali”, explicou.




