
A chegada de uma nuvem rolo foi registrada na manhã desta terça-feira (17) em Campos e chamou a atenção de quem presenciou o fenômeno. Ela também é conhecida pelo termo em inglês roll cloud. A cena foi registrada por moradores e viralizou nas redes sociais.
De aparência alongada, tubular e baixa, a nuvem parece “rolar” no céu como se fosse um imenso tubo giratório. Apesar do aspecto chamativo, o fenômeno não está associado a tornados ou riscos diretos, mas chama atenção por indicar possíveis mudanças climáticas na região.
Esse tipo de nuvem pertence à categoria das nuvens arcus e costuma se formar à frente de frentes frias ou em zonas de instabilidade atmosférica. Ela surge quando uma corrente de ar frio empurra o ar quente e úmido para cima. A diferença de temperatura e densidade entre essas camadas de ar provoca a condensação da umidade e gera o efeito visual do rolo giratório.
Embora mais comum em regiões costeiras — como o norte da Austrália, o fenômeno pode ocorrer em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, ainda que de maneira esporádica.
Além do impacto visual em Campos, a aparição da nuvem pode indicar uma queda de temperatura e aumento de ventos. Isso acontece porque, geralmente, sua formação está associada à chegada de massas de ar frio. No entanto, a intensidade dessas alterações depende da força do sistema frontal que a acompanha.