
Durante operações realizadas nesta quarta-feira (20), a Enel Distribuição Rio encontrou furtos de energia elétrica em um salão de beleza e em um restaurante, ambos localizados na região central de Macaé. Uma pessoa foi presa em flagrante pela Polícia Civil. A ação faz parte do projeto Energia Legal, que já contabiliza 66 furtos.
No restaurante, a equipe encontrou o medidor adulterado, com circuito de tensão e corrente interrompidos em duas fases. O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante pela Polícia, sem direito à fiança. No caso do salão de beleza, os técnicos removeram ligações diretas na rede da Enel, sem passar por um aparelho de medição de consumo.
Além de ser crime, com pena prevista de oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
A Enel informa que para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120. Não é necessário se identificar.
*Com informações da Enel Distribuição Rio