
Em nota oficial divulgada na noite de sexta-feira (26), a concessionária Águas do Paraíba reforçou que a água fornecida para os clientes em Campos está própria para consumo, apesar do “gosto de terra” que vem gerando diversas reclamações da população nos últimos dias.
A nota vem horas após uma análise realizada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) que constatou que a água do Rio Paraíba do Sul tem duas cianobactérias: Geosmina e Raphidiopsis sp. Apesar de no primeiro momento não trazer riscos a saúde, a segunda substância inspira cuidados.
Confira a nota da Águas do Paraíba na íntegra
“Águas do Paraíba reforça que a água tratada distribuída à população está em conformidade com os parâmetros da legislação, própria para consumo, e não apresenta nenhum risco à saúde. O relatório emitido pela UENF confirma a presença de espécies já identificadas pela concessionária e divulgado em comunicado oficial emitido ontem (25/07).
Sobre a possibilidade da existência da Saxitoxina, a UENF foi clara em afirmar que não possui em suas instalações capacidade de realizar tais análises laboratoriais e solicitou que a concessionária disponibilizasse os laudos. Ainda no dia 25 de julho, a concessionária enviou à UENF, ao INEA e à Prefeitura laudos que traziam de forma explícita a ausência da Saxitoxina.
A concessionária acrescenta que, em cumprimento à portaria GM/MS Nº 888, vem monitorando o rio Paraíba do Sul preventivamente a respeito das espécies citadas, bem como os seus derivados metabólitos.”