
Em entrevista ao programa Outliers, da Infomoney, o economista Marcos Mendes fez um alerta para a antecipação de receitas que o governo Lula vem realizando. De acordo com Marcos, a prática é preocupante e, segundo ele, se assemelha ao que o ex-governador Anthony Garotinho realizou no Rio de Janeiro.
“O governo vai sair alucinadamente atrás de novas receitas, além das que já vem sendo pleiteadas no Congresso. E a minha preocupação é de que parta para antecipar receitas de governos futuros. Já começou a vender rendas de petróleo que iriam para outras gestões para fechar as contas de hoje em dia. É um procedimento Anthony Garotinho no Rio de Janeiro, que a gente viu no que deu”, alertou.
Anthony Garotinho governou o estado do Rio de Janeiro entre 1999 e 2002. A prática citada por Marcos aconteceu em 1999, quando o então governador renegociou as dívidas do estado, estimadas em R$ 26 bilhões. Pelo acordo, a dívida seria paga em 30 anos, com juros de 6% ao ano. O estado usaria 13% de suas receitas mensais para o pagamento da dívida. A medida foi vista como um desastre econômico.
Confira declaração: