
A pré-candidatura da deputada estadual Carla Machado à Prefeitura de Campos tem gerado apreensão no grupo político do prefeito Wladimir Garotinho. O partido Agir, ligado ao prefeito, fez uma consulta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a aplicação da tese do “prefeito itinerante”, imaginando que o caso se aplica a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado.
E, após uma resposta sobre impedimento de vencer duas eleições seguidas em uma cidade e buscar a terceira em cidade vizinha, os garotistas correram para especular sobre Carla estar inviabilizada. Porém, de acordo com advogados ouvidos pelo MancheteRJ, o caso de Carla é diferente, já que ela renunciou, disputou e venceu outra eleição para cargo de parlamentar. Ou seja, desde 2022 está fora da Prefeitura e desde 2023 é deputada estadual.
No momento, juntando taxa de conhecimento, experiência e força política, a pré-candidatura do campo de oposição mais forte é a de Carla Machado. Seus pontos fortes são: gestões bem avaliadas em São João da Barra, capacidade de fazer alianças, um nome que venceu por diversas vezes o garotismo em sua cidade, uma mulher que já superou muitos obstáculos.