
O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) de Campos esclareceu uma fake news que vem circulando nas redes sociais sobre multas nos sinais do município após às 22h. O IMTT informou que o vídeo em questão não passa de uma informação falsa.
“O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informa que a informação é falsa. Está sendo amplamente divulgado pelos nossos canais de comunicação e o da prefeitura, além do presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, estar informado em diversas entrevistas que entre 22h e 6h, não serão aplicadas multas e os semáforos estarão atuados, de forma que o acionamento do sinal verde será feito, automaticamente, na medida em que o veículo se aproxima. Essa medida é possível por conta das câmeras instaladas nos semáforos, que são responsáveis pela contagem de veículos.
O IMTT informa ainda que a fiscalização por vídeomonitoramento é em conformidade com a Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e só é possível ser aplicada multas nos pontos onde foram instaladas as placas de sinalização.
É importante lembrar que, cumprindo as leis de trânsito, ninguém será multado”.
A notícia falsa afirma que o Instituto voltou atrás e resolveu multar motoristas que ultrapassarem o sinal após as 22h. No entanto, isso não é verdade. De acordo com as regras vigentes, das 22h às 6h, os motoristas estão isentos de multa por avançar o sinal vermelho, exceto se houver uma guarda municipal no local, o que, em tese, garante a segurança. É o que explica o advogado Ademir Martins.
“O argumento utilizado por quem avança é a sensação de insegurança. No entanto, se houver um guarda municipal ou agente de fiscalização próximo, esse argumento perde força, podendo resultar em multa. Além disso, em qualquer situação que ofereça perigo ao condutor, o agente de segurança tem a obrigação de agir para garantir sua proteção”, explicou.