
Nesta terça-feira (24), equipe do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) junto aos prefeitos e secretários (as) de Meio Ambiente dos municípios consorciados, participou do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS), em Búzios. O evento reuniu autoridades e representantes do Estado do Rio de Janeiro para debater questões relacionadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos.
Durante o evento, a equipe da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade apresentou um projeto que contará com o apoio do Cidennf. Essa parceria tem como objetivo a implantação de transbordos com infraestrutura adequada, ecoplantas com tecnologia avançada para separação e reciclagem, além de composteiras que gerarão adubo para agricultores familiares. Também estão previstas esteiras semimecanizadas e a integração de cooperativas locais para o trabalho de separação e reciclagem.
Durante o discurso do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, foi anunciado um investimento de aproximadamente 60 milhões de reais para a estruturação do projeto. Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, ressaltou a importância desta parceria. “Unidos com o Estado, buscamos soluções eficazes para uma gestão de resíduos. Esta parceria será um marco para a região do Norte e Noroeste Fluminense”, destacou Vinicius Viana.
O projeto visa fomentar práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sob o lema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”.
CIRS Búzios – 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos
O CIRS Búzios tem como objetivo fomentar a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos, divulgar os mais recentes estudos acadêmicos da área, apresentar as melhores práticas, fortalecer a articulação entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, alinhar as discussões sobre gestão de resíduos, clima e geração de energia aos ODS e por fim gerar uma agenda positiva para ações nos próximos sete anos.
O evento é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a FAPERJ, a UNESCO e a Firjan. Este evento promete ser um marco importante na busca por soluções sustentáveis na gestão de resíduos sólidos.
VEJA MAIS
Funcionária afirma ter sido chamada de “preta suja” por paciente em Campos; mulher foi presa
Jefferson de Azevedo é destaque de propaganda partidária do PT
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.