
Durante a entrevista que foi ao ar na última quinta-feira (29) no Manchete Podcast, o pré-candidato a prefeito de Carapebus, Eduardo Cordeiro (PP), apresentou suas propostas, passou a limpo sua trajetória política e afirmou que não há impedimento para sua candidatura ao pleito de 2024. O primeiro prefeito da história de Carapebus possui uma longa carreira política na cidade. Participou do processo de plebiscito pela emancipação político-administrativa em 1995, foi eleito prefeito por duas vezes, governando o município recém-emancipado de 1997 a 2004. Emplacou seu sucessor, Rubens Vicente, e em 2008 voltou a disputar uma eleição na cidade, onde foi eleito mais uma vez. No entanto, após problemas jurídicos, não foi empossado e viu uma eleição suplementar em 2010 definir o novo prefeito, Amaro Fernandes.
Em 2016, estava inelegível e indicou outro nome para a candidatura, o de sua esposa, Christiane Cordeiro, que foi eleita por duas vezes e ocupou o cargo até agosto de 2021, quando teve seu mandato interrompido após uma longa batalha judicial. Impedido de participar da eleição suplementar em novembro de 2021, onde o atual prefeito Bernard Tavares foi eleito, Eduardo voltou a ter o seu nome elegível em dezembro de 2022.
As batalhas jurídicas geraram desconfiança por parte dos eleitores em relação a uma nova candidatura de Eduardo; já são 16 anos sem disputar uma eleição municipal. O primeiro prefeito da história de Carapebus tem trabalhado para esclarecer a situação, aproximar-se do eleitorado e deixar para trás os problemas enfrentados. De acordo com Cordeiro, ele tem um grande compromisso: o de “devolver Carapebus para os carapebuenses” e, com isso, encerrar após 40 anos sua longa carreira política, deixando um legado no município.
Disputa pela Prefeitura de Carapebus
A eleição de 2024 em Carapebus promete ser acirrada, com ex-prefeitos e ex-presidentes da Câmara apresentando suas candidaturas para concorrer à prefeitura do município. Em pesquisa eleitoral realizada em Carapebus-RJ nos dias 10 e 11 de janeiro, registrada com o número 02750 no TSE em 16 de janeiro, no cenário estimulado que apresenta os nomes dos pré-candidatos, Eduardo Cordeiro aparece com 15%, ficando em 2º lugar na disputa. Os resultados são os seguintes: 51% para o atual prefeito Bernard Tavares, 9% para o presidente da câmara Dandinho, 3% para o ex-prefeito Amaro e 2% para Rodrigo Mancebo e o vereador Deut. Os indecisos representam 13%, enquanto brancos e nulos somam 5%. Faltando 8 meses para a eleição, o cenário político pode sofrer diversas mudanças com o estreitamento da disputa.
Para assistir a entrevista completa de Eduardo Cordeiro ao Manchete Podcast, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=CwMhs4l5P3c