
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que solicitou, por meio de ofício, que a Prefeitura de Campos estenda o prazo para que caminhões acima de 4 eixos trafeguem nas vias urbanas da cidade. O DER ainda afirmou que irá reparar todo dano causado na via que está sendo usada como rota alternativa.
Com a proibição valendo a partir desta segunda-feira (10), vários caminhoneiros foram pegos de surpresa, o que causou um grande congestionamento na Avenida Arthur Bernardes. Havia um acordo para usar rotas alternativas enquanto a RJ-238, conhecida também como Estrada dos Ceramistas, passava por obras aceleradas. No entanto, o DER solicitou que o prazo fosse estendido, o que não foi aceito pela Prefeitura de Campos.
Em contato com a reportagem, a Prefeitura de Campos não informou se irá atender à solicitação, mas deu a entender que não irá voltar atrás. “Para garantir o cumprimento da medida, pontos de bloqueio estão sendo mantidos por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para orientar os usuários que tentam acessar as vias administradas pelo município”, informou.
Novas rotas
Os veículos de carga rígidos ou articulados com mais de 4 eixos com destino ao Porto do Açu deverão seguir pela BR 356, sentido BR 101, Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), RJ 216, até o trevo de Donana, depois pela RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR 101. Na chegada ao município pela BR 101 sentido BR 356, o mesmo trajeto deverá ser realizado em sentido contrário.
PONTOS DE BLOQUEIOS:
- Cruzamento do Cepop – BR 356 x Alberto Lamêgo
- Ponto no Assai – Avenida Artur Bernardes x BR 101
- Ponto no Carvão – Avenida dos Ceramistas x Estrada do Carvão
As demais vias serão vistoriadas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).