
A Defesa Civil de Campos e de São João da Barra emitiram alertas de ressaca para esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), abrangendo a região litorânea do Norte Fluminense. De acordo com os órgãos, há previsão de ondas que podem variar entre 2,5 e 3 metros de altura, representando risco para banhistas, embarcações e áreas afetadas pela erosão costeira.
Em São João da Barra, o período de ressaca começou ao meio-dia desta quinta-feira e seguirá até as 6h de sexta-feira, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). O alerta se estende de Paraty até o litoral sanjoanense. A Defesa Civil municipal mantém monitoramento constante ao longo dos 32 km de costa, com atenção redobrada para as praias de Atafona e Açu, que sofrem com forte erosão. Até o momento, não houve registro de ocorrências.
— Estamos atentos, exercendo o trabalho de monitoramento e aptos a prestar auxílio à população, caso seja necessário. Reforçamos também as orientações para que sejam evitados o banho de mar e a prática de esportes náuticos, assim como as embarcações pesqueiras devem permanecer em terra nesse período — alertou Marco Antônio Machado, coordenador da Defesa Civil de São João da Barra.
A população pode acionar o órgão em caso de emergência pelos números (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp).
Já em Campos, o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Civil, informou que a ressaca pode se estender da manhã desta quinta até a noite de sexta-feira, com ondas de até 3 metros, principalmente com direção sudeste/sul. O órgão reforça a necessidade de cautela para circulação de pessoas e veículos nas áreas costeiras, já afetadas constantemente pela força do mar e dos ventos, fatores que contribuem para a intensificação da erosão litorânea.
As defesas civis municipais seguem em estado de atenção e recomendam que moradores e turistas evitem riscos, seguindo as orientações até a normalização das condições do mar.