
Conforme adiantado pelo Manchete RJ no último dia 1 de dezembro, a Prefeitura vai apresentar na próxima sexta-feira (08), às 9h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Plano de Reabilitação do Centro Histórico de Campos – projeto nomeado como Retrofit 4.0. A entidade informou que tratativas para a elaboração do plano estão sendo feitas desde o mês de junho, após reunião com o prefeito Wladimir Garotinho, representantes da Caixa Econômica Federal, do setor imobiliário e de entidades do setor produtivo como CDL, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e SindVarejo.
Vale ressaltar que a iniciativa do projeto Retrofit 4.0 começou a ser implantada no dia 20 de junho com a abertura de cadastro para adesão de comerciantes e empresários interessados em participar. O prazo para inscrição chegou a ser prorrogado na época por mais um mês. O secretário municipal de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, alegou que o tempo seria usado para o aprimoramento da ação.
Cerca de quatro meses após a fala do secretário, ainda não houve a revitalização necessária e prometida no Centro de Campos. O presidente da CDL, Edvar Chagas, afirmou que mesmo diante deste cenário preocupante a expectativa ainda é positiva devido ao lançamento deste novo projeto no próximo dia 8.
Retrofit 4.0
O projeto, por meio de isenções fiscais, prevê a transformação de prédios comerciais e residenciais, atraindo pessoas para a principal área de comércio da cidade, revitalizando o Centro e movimentando a economia.
Entre os benefícios, estão a isenção do IPTU pelo prazo de cinco anos, após o habite-se, para novas habitações em prédios novos ou reconvertidos e isenção do ITBI por cinco anos, aplicável a imóveis que serão objeto de reconversão para uso residencial e para novas edificações de uso residencial ou misto.
Com o Retrofit, o governo municipal busca proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro, implementando um conjunto de intervenções que vão valorizar as potencialidades econômicas, culturais e turísticas, entre outras, começando com o repovoamento da área central e com a criação de moradias de interesse social.
*Com informações de Secom
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.