
O São Paulo chegou a um acordo com o Shakhtar Donetsk e encaminhou a venda do atacante campista Lucas Ferreira. O clube ucraniano subiu a oferta para 10 milhões de euros (R$ 63 milhões, na cotação atual) fixos e outros 2 milhões de euros em bônus por metas. O jovem deve viajar nos próximos dias para fazer exames médicos e assinar contrato. O Tricolor ainda terá direito a mais-valia em uma venda futura, que pode chegar a 20%.
Restam ainda alguns detalhes burocráticos para a assinatura de contrato, mas o negócio caminhou bem. Ele assinará contrato por cinco temporadas com o clube europeu. Nesta semana, o jogador fez uma chamada de vídeo com o técnico da equipe, o turco Arda Turan.
Dono de 80% dos direitos econômicos do jogador, o clube ficará com 8 milhões de euros (cerca de R$ 50,5 milhões, de acordo com a cotação desta sexta-feira). Os outros 20% do valor total da operação ficarão com o Boavista, do Rio de Janeiro, o outro detentor dos direitos econômicos.
Natural de Campos dos Goytacazes, Ferreira foi revelado nas categorias de base do São Paulo, Lucas Ferreira foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro, com o time sub-20. Logo depois, foi promovido pelo técnico Luis Zubeldía ao elenco profissional e ganhou destaque.
Entre os campeões no sub-20, Lucas Ferreira foi quem mais teve destaque no São Paulo. O garoto entrou em campo 23 vezes, fez um gol e deu uma assistência.
*Com informações do GE