
Um decreto assinado pelo governador Cláudio Castro (PL) nesta quarta-feira (dia 19) abonou as faltas dos servidores estaduais da rede pública de ensino que participaram da greve. A medida do político cumpre o acordo feito entre a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). A Seeduc informa que serão tomadas providências administrativas de cumprimento para a emissão de folha suplementar a ser paga no mês de agosto.
O governo estadual vai abonar as faltas do dia 17 de maio ao dia 29 de junho, referente ao período de greve da categoria. O decreto também abona faltas dos dias 22 de março, 14 de abril, 26 de abril e 11 de maio, datas onde ocorreram paralisações temporárias.
No fim de junho, os dirigentes sindicais e representantes do governo, como a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, firmaram um acordo que estabeleceu o fim da paralisação e a elaboração de um calendário de restituição dos 35 dias letivos afetados pela greve.
“Com a emissão do decreto, será seguido o rito estabelecido pelo dissídio de greve concluído no Tribunal de Justiça. A Seeduc acrescenta que o calendário de reposição das aulas será retomado no dia 24 de julho”, informou a pasta, em nota.
*Com informações da ASCOM