
O atleta Christiano Abreu Barbosa, de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, participou pela décima quinta vez, do Ironman 70.3, que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina, no último domingo (14). Foi uma prova complicada por conta do tempo ruim, mas o atleta, que faz parte da equipe SMB Tri Team, conseguiu o segundo lugar, ficando apenas dois minutos atrás do líder da categoria e o 58° lugar, entre os 1900 participantes. O Ironman Brasil acontece em maio e, segundo o competidor, essa prova foi uma preparação para próxima etapa.
Sob condições meteorológicas adversas, a organização do Ironman foi obrigada a cancelar a etapa de natação pela primeira vez em sua história, em 24 anos. O evento, renomado pelo seu rigor e pela bravura dos participantes, transformou-se em um duathlon (duatlo) desafiador, trazendo uma dinâmica de prova completamente nova para os atletas.
Com 1900 competidores inscritos e com 600 que estrearam nessa distância, a largada do Ironman 70.3 Floripa foi marcada pela peculiaridade da partida de dois em dois atletas a cada cinco segundos, ordenada pelo número de inscrição. Para Christiano, essa espera se estendeu por mais de uma hora, evidenciando a complexidade do novo formato da competição. O tempo final dele na prova foi de 3 horas, 51 minutos e 45 segundos. Abreu realizou o pedal em 38,2 km/h no tempo oficial nos 90km e correu 1 hora 28 minutos nos 21k. Christiano ficou muito feliz com o seu desempenho na competição.
“O resultado, o meu desempenho na prova foi muito bom, eu treinei muito para isso. Teve um tempo melhor que o esperado, óbvio que eu também queria ganhar, mas eu estou satisfeito porque eu fui muito bem dentro do que eu treinei”, afirmou o atleta.
*Com informações da Folha 1 – Maria Laura Gomes.