
Um cavalo da raça Quarto de Milha, avaliado em aproximadamente R$ 80 mil, foi encontrado morto com marca de tiro dentro de um rancho localizado no quilômetro 12 da BR-101, na altura da Estrada de Paraíso, no distrito de Travessão, em Campos dos Goytacazes, na quinta-feira (29). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Segundo informações apuradas pelo Manchete RJ, o gerente do rancho entrou em contato com a polícia para comunicar o caso. Ele relatou que, ao conduzir os animais do lote, percebeu a ausência de um dos 20 cavalos. Ao procurar, encontrou o potro caído no chão, já sem vida.
A veterinária do haras foi acionada e, durante a necropsia, identificou um trajeto interno atravessando a escápula, costela e pulmão, onde foi localizado um projétil de arma de fogo alojado nas artérias pulmonares. A bala foi removida e apresentada na delegacia. A profissional também informou que, conforme a análise da rigidez cadavérica, a morte do animal teria ocorrido entre 0h e 2h daquele dia.
Ainda de acordo com o apurado, o dono do rancho informou que não possui suspeitos e que não há casas ou atividades nas imediações do pasto. Ele também disse que ninguém teria ouvido os disparos e que nunca presenciou nenhum animal ser morto na propriedade.
A polícia também foi informada de que não há câmeras de vigilância nos pastos, apenas na sede do haras. Os agentes constataram que é possível acessar a área diretamente pela estrada, sem passar pela sede, já que as cercas margeiam uma via pública.
Imagens de uma fábrica de madeira, localizada próxima ao rancho, serão arrecadadas para tentar identificar alguma movimentação suspeita.
O caso está sendo investigado pela 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus.