
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), vão se reunir nesta sexta-feira (29/09) para planejar ações de combate à violência no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio.
De acordo com fontes ouvidas pelo blog, nesta quinta-feira (28/09) a cúpula da segurança do Rio de Janeiro se reuniu com Castro para traçar estratégias e levantar números a serem apresentados ao ministro.
Conforme apurado pelo blog, dentre as possibilidades de ajuda do governo federal está o envio de agentes da Força Nacional. O número de homens, entretanto, dependeria do tipo de ação e da abrangência.
O pedido de ajuda do governo Fluminense ao ministério da Justiça foi intensificado a partir da reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, no último domingo (24). A matéria mostrou a conclusão de uma investigação da Polícia Civil, que durante dois anos captou imagens aéreas de traficantes da Maré recebendo treinamento de guerra. As imagens mostravam homens fortemente armados, com armas capazes de derrubar um helicóptero.
O objetivo é elaborar uma ação conjunta que ofereça o menor risco possível para a população do Complexo da Maré, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro.