
Faltando menos de dois meses para o verão, o Rio de Janeiro já está com o alerta ligado para o aumento de casos de dengue. A preocupação das autoridades é com a proximidade para um dos períodos mais chuvosos do ano e, consequentemente, com mais casos da doença.
De acordo com o InfoDengue, da Fiocruz, até o momento foram contabilizados 39.369 casos de dengue em todo o estado. O número é mais de 4 vezes o registrado no mesmo período do ano passado.
Na semana terminada em 14 de outubro, pelo menos cinco municípios registraram situação de epidemia da doença: Angra dos Reis, Resende, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras. A análise é do InfoDengue, sistema de alerta para arboviroses desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Quando se consideram os números gerais de 2023, as maiores taxas de incidência da dengue estão nas regiões noroeste e sul do estado. Os municípios de Natividade e Varre e Sai, ambos no noroeste, têm taxas de 4.861 e de 2.881 casos por 100 mil habitantes, respectivamente. Paraty, no sul do estado, registrou 2.417 casos por 100 mil habitantes.
A Secretaria de Estado de Saúde diz que vem monitorando a situação e que discute as melhores formas de combate à doença em todo o Rio de Janeiro.
Com informações da Agência Brasil