A partir de agora, toda a frota de veículos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está vinculada a um sistema de monitoramento e controle. Outra novidade é a implantação do Cartão Combustível para o abastecimento dos carros. As iniciativas visam a obter um melhor gerenciamento da frota, dos veículos, dos motoristas e, principalmente, melhor controle dos gastos com combustível, que resultará em economia de gastos para o município.
O sistema, adquirido de uma empresa especializada, concentra dados e gera várias informações referentes ao cadastro e utilização dos veículos (carros, caminhões, ônibus, tratores, ambulâncias e viaturas), cadastro dos motoristas, rotas, postos de gasolinas e preços de combustível, além de permitir consultas e gerar relatórios de vários dados.
Na prática, o Cartão Combustível será cadastrado para cada veículo que integra a frota da Prefeitura. O cartão ficará nos veículos, que ainda receberão um adesivo de identificação. O abastecimento somente será possível através desse cartão. Ao todo, a Prefeitura tem 200 veículos cadastrados.
Somente os motoristas que já estão cadastrados no sistema poderão utilizar o Cartão Combustível. No total, 245 motoristas trabalham para os órgãos da Prefeitura. Caso o motorista não esteja cadastrado, o cartão será travado pelo posto de combustível no momento do abastecimento. Em caso de algum problema, o sistema gera informações que podem resultar na inclusão ou afastamento de algum motorista.
Relatórios — Uma das ferramentas mais importantes do sistema é a geração de relatórios com informações específicas. Entre elas: cálculo comparativo de consumo de combustível, quilometragem dos veículos, quais veículos tiveram maior abastecimento e consumo, variação de preços dos combustíveis, períodos de maior abastecimento, postos de combustíveis mais acessados, quais motoristas abasteceram mais, problemas nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CBHs), abastecimento cancelado ou bloqueado e trajetos mais utilizados.
*Com informações de Secom