
Na madrugada desta terça-feira (14), pacientes internados no Hospital Ferreira Machado, em Campos, no Norte Fluminense, enfrentaram momentos de horror, calor insuportável e a invasão de insetos devido a um apagão na unidade hospitalar.
Em um vídeo enviado ao MancheteRJ, uma paciente narrou a situação caótica: “Tudo sem luz, pessoal esperando por cirurgia, ali tem uma pessoa com dois braços quebrados.” As imagens revelam a gravidade da situação, evidenciando a falta de condições adequadas para o atendimento médico em um ambiente de total escuridão.
Apuramos com outros pacientes, que nos relataram que mesmo antes do apagão, outros problemas crônicos eram evidentes; “Lençóis limitados, ventilador tem que trazer de casa. O ar condicionado desde que instalaram ninguém colocou fiação. Lâmpadas são só duas, mesmo assim falta luz toda hora.”
A tragédia foi agravada pela ausência de um gerador de energia no local ou não funcionamento do mesmo, elemento essencial para garantir o pleno funcionamento de equipamentos vitais durante emergências médicas. A falta desse recurso coloca em risco a vida dos pacientes e compromete a capacidade do hospital em oferecer atendimento adequado em situações críticas.
Veja:
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, a prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Saúde, esclareceu o ocorrido
“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que em função de vários picos de energia que atingiram a cidade de Campos dos Goytacazes na segunda-feira (13), houve desabastecimento de energia elétrica no Hospital Ferreira Machado (HFM). Após várias falhas durante a tarde e a noite de ontem, o gerador da unidade foi acionado e manteve todos os setores essenciais de suporte à vida em funcionamento. Entretanto, a situação se agravou durante a madrugada, por volta das 3h30, desta terça-feira (14), com um pico severo no fornecimento elétrico e uma sobrecarga no sistema local de geração de energia. O problema foi resolvido às 5h. Não houve comprometimento do quadro dos pacientes internados, que seguiram sendo assistidos”.
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.