
Uma adolescente de 15 anos está internada após sofrer queimadura de segundo grau em cerca de 40% do corpo em um acidente no pátio da igreja Matriz São José do Avaí, no Centro de Itaperuna, no Noroeste do Rio. O caso aconteceu no último final de semana.
A combustão teria ocorrido no momento em que a vítima acendia uma churrasqueira para preparar o incensário (turíbulo) usado na missa quando ocorreu a combustão. O caso foi no último fim de semana.
Um policial militar de folga, identificado como Antônio Carlos Marques Junior (29° BPM), que estava no estacionamento da paróquia, correu até a vítima e se jogou sobre ela para abafar o fogo e cessar às chamas.
O sargento Antônio Carlos tirou a blusa dele para vestir a jovem e a levou imediatamente para Unidade de Pronto Atendimento, a UPA da cidade. Depois, ela foi transferida para o Hospital São José do Avaí, e, após ter piora do quadro, foi transferida para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, que é especializado em queimaduras.
A vítima estava acompanhada da mãe na ocasião do acidente e o caso foi registrado na 143ª DP do município.
Ainda segundo testemunhas, a adolescente teria tido o corpo parcialmente queimado ficando com ferimentos nas orelhas, boca, pernas, tórax, pescoço e laterais do corpo.
Para o coronel PM Rodrigo Ibiapina, comandante do 6° CPA, Comando de Policiamento de Área, que abrange o Batalhão de Itaperuna, o policial foi além do lema do preparo.
“Foi um verdadeiro ato heroico o do 1° sargento Antônio Carlos, porque o policial militar não é preparado pra combater chamas. Não tem conhecimentos pra isso, mas é uma ação proativa de alguns diante da necessidade de arriscar a própria vida pra salvar a de outra pessoa. São ações isoladas que demonstram o instinto de empatia e do PM não pensar duas vezes e querer salvar vidas. Um ato heroico”, destaca coronel Ibiapina.
Diocese de Campos se pronuncia
A Diocese de Campos confirmou que o caso e disse que a adolescente auxilia na liturgia como cerimoniária. Disse que ela sofreu um acidente involuntário durante o manejo do turíbulo, durante a Santa Missa na Igreja Matriz São José do Avahy, no município de Itaperuna, no Vicariato Noroeste.
“Turíbulo é o objeto litúrgico onde se queima incenso em Missas Solenes ou Exposição do Santíssimo Sacramento”, explicou a igreja.
“O pároco e vigário episcopal Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim acompanha a jovem com carinho, esperando com fé a plena recuperação”, disse a diocese em nota.
*Com informações do G1
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.