
Após o prefeito Wladimir Garotinho (PP) utilizar as redes sociais para dizer que não participará do debate marcado para o dia 3 de outubro, na Inter TV, afiliada do grupo Globo, outros prefeitáveis reagiram:
O posicionamento de Wladimir gerou reação de outros prefeitáveis:
O vereador e candidato a prefeito Rafael Thuin, do (PRD), foi o primeiro a disparar: “A gente sabia do ato covarde que ele ia fazer. Agora, mentir nas suas redes sociais dizendo que não vai participar porque não é justo todos os candidatos a prefeito participarem… Você sabe muito bem que existe uma lei nº 9.504/97, que diz que os candidatos, para poderem participar de um debate, precisam ter no mínimo cinco parlamentares. E alguns, infelizmente, não podem participar.”, disse o candidato.
“Agora, vamos parar de enganar a população. Vamos falar a verdade daqui para frente. Eu te desafio: vamos falar sobre a cidade de Campos. Eu sou vereador de mandato. Você é prefeito de mandato. Vamos falar sobre a falta de indústria, a falta de agronegócio, a falta de apoio ao comércio. Os 68% das nossas crianças que não são alfabetizadas, os 54% da população de Campos que não têm emprego e recebem benefício. Agora, não fica mentindo para a população, não. Isso é feio demais. Você está enganando a população de Campos. Se fosse você, eu iria para o debate. Mostraria que você é corajoso, porque eu sei que você não é.”, completou Thuin.
O candidato do PT, Professor Jefferson, disse que a ausência do prefeito no debate não o surpreende. “Como eu previa, Wladimir foge do debate. Ele desrespeita a população de Campos e demonstra que não tem coragem de debater comigo, olho no olho, o desgoverno de sua gestão e o futuro de Campos. Ele foge porque sabe que no debate não tem maquiagem e nem maquete 3D, mostrando projetos fora da realidade do povo e tentando enganar a população. Eu também gostaria muito de que todos os candidatos pudessem participar, mas jamais desrespeitaria a população fugindo do debate. O único debate do primeiro turno. Queremos um diálogo civilizado e construtivo, como todos esperam e merecem”, destacou Jefferson.
O candidato Alexandre Buchaul, do (NOVO), aproveitou para fazer um apelo às instituições: “Aproveito para pedir às instituições que promovam um debate mais plural, já que a Inter TV não vai fazer, e já que Wladimir colocou esse empecilho para a sua não participação. Como o prefeito busca um debate igualitário, se as instituições se mobilizarem, espero que ele participe. Nós, do NOVO, estamos prontos para demonstrar e debater propostas claras, objetivas e reais para mudar o destino da nossa cidade.”
Os demais candidatos ainda não se manifestaram sobre a ausência do prefeito no debate.