
Campos dos Goytacazes registrou 15.636 notificações para dengue e 1.011 para chikungunya, os dados são da 1ª à 26ª semana epidemiológica, ou seja, de 1º de janeiro a 29 de junho deste ano. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alerta para a população colaborar com a vistoria do órgão. De acordo com o CCZ, cerca de 40% das residências permanecem fechadas durante as visitas dos agentes de combate a endemias.
Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, ressalta a importância dessa cooperação. “É fundamental que as pessoas abram suas portas para os agentes do CCZ durante as vistorias. Eles estão uniformizados e devidamente identificados para garantir a segurança e o conforto dos moradores”, destacou o coordenador.
A falta de acesso às residências tem sido um obstáculo na identificação e eliminação de focos dos vetores. “Vale destacar que 80% dos focos dos vetores são encontrados dentro das casas. Com isso, sem a colaboração ativa da população, torna-se praticamente impossível combater e controlar essas doenças”, alertou Claudemir.
Além de abrir as portas para as vistorias periódicas, Claudemir enfatiza outra medida simples, porém eficaz, que cada cidadão pode adotar. “É crucial reservar apenas 10 minutos por semana para verificar o quintal de casa, eliminando possíveis criadouros dos mosquitos transmissores. Essa prática pode fazer uma diferença enorme na redução dos casos”, explicou Claudemir Barcelos.
*Com informações da Secom