
Nesta semana, duas notícias ganharam destaque nos portais de notícias em todo o país. A primeira envolve a suspensão temporária da produção de carros pela montadora Volkswagen no Brasil, devido à estagnação do mercado. O Globocop da TV Globo flagrou o pátio da unidade em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, repleto de milhares de veículos. Além disso, o Censo do IBGE divulgou os dados demográficos atualizados do Brasil, revelando que a população total do país é de 203.062.512 habitantes. Esses números levam à reflexão sobre a realidade em Campos dos Goytacazes, onde foi constatado pelo Manchete RJ que os veículos representam quase metade da população campista.
Os reflexos desse crescimento na quantidade de veículos e habitantes podem ser observados, por exemplo, em um curto trajeto entre o Centro e o Boulevard Shopping, que pode levar até 30 minutos, dependendo do horário e do meio de transporte adotado. Para entender melhor a situação da cidade, o Manchete RJ apurou dados do IBGE que abordam veículos e população.
Segundo o órgão, em 2022, a cidade de Campos dos Goytacazes contava com 483.551 habitantes, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior. Além disso, foi constatado que, em média, há 2,74 moradores por residência na cidade. Em relação ao transporte, não é apenas o pátio da VW que há um grande número de carros. Aproximadamente 240.984 veículos foram emplacados aqui na cidade até o mesmo ano, colocando-a como a 6ª mais motorizada no estado do Rio de Janeiro. Em média, isso representa quase 2 habitantes por veículo. Esses dados incluem carros, motos, ônibus, caminhões, motocicletas e outros meios motorizados, de acordo com o Instituto.