
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, divulgado nesta terça-feira (7), pelo Instituto de Direito Coletivo – IDC, colocou Campos dos Goytacazes na última colocação no ranking. O trabalho avaliou 13 prefeituras do Estado do Rio e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil.
A avaliação 2025 revela um cenário de avanço de transparência e governança pública em alguns municípios da região. Em 2024, apenas 2 municípios estavam classificados com o nível “bom” de transparência e governança pública e neste ano 7 prefeituras alcançaram o nível “bom”: Petrópolis, Macaé, Saquarema, Rio das Ostras, Quatis, Teresópolis e Volta Redonda. Campos figurou na lanterna da lista, com 47,0 pontos. Para ver o ranking completo, basta clicar AQUI.

Os resultados de 2025 apontam que cinco municípios melhoraram suas notas em relação ao ranking anterior, sendo que oito municípios receberam ótimo/bom, cinco regular e nenhum município na categoria ruim/péssimo. Este cenário evidencia que a pressão da sociedade e a aplicação da metodologia ITGP estão gerando resultados concretos.
O levantamento, elaborado pelo segundo ano consecutivo, com base em metodologia desenvolvida em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, avalia a existência de políticas públicas, legislações, práticas de transparência, dados abertos e mecanismos de participação social e combate à corrupção. Cada município recebeu uma nota de 0 a 100, em escala que vai de “péssimo” (0 pontos) – indicando opacidade e falta de participação social – até “ótimo” (100 pontos) – sinalizando alto grau de abertura e transparência.
O índice serve como referência para que sociedade, imprensa e órgãos de controle acompanhem a gestão pública e estimula os municípios a aperfeiçoarem continuamente suas políticas de transparência. São avaliadas seis dimensões: Legal, Plataformas, Administrativo e Governança, Obras Públicas, Transparência Financeira e Orçamentária, e Comunicação, Engajamento e Participação.