
A Prefeitura de Campos comunicou na tarde desta quinta-feira (26) que republicou o edital de convocação do curso de formação para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, do concurso público da Administração Direta. Ao todo foram convocados 35 candidatos efetivamente matriculados, conforme listagem definitiva publicada no dia 31 de maio de 2024. O edital, que compõe cronograma de aulas e matriz curricular, pode ser conferido no site do Instituto Consulplan (https://www.institutoconsulplan.org.br/getConc.aspx?key=/CHver0qX1M=).
Segundo a Prefeitura, o curso de formação, de caráter exclusivamente eliminatório, será realizado no período de 8 a 19 de outubro de 2024, com carga horária de 94 horas, nos turnos matutino e vespertino, na Universidade Cândido Mendes (UCAM), que fica na Rua Anita Peçanha, 100, no Parque São Caetano. Entre os dias 8 e 16 de outubro serão realizadas as aulas teóricas e de 17 a 19 de outubro acontecem as aulas práticas.
Reclamação de aprovados
O Manchete RJ já havia publicado no último dia 12, que diversos aprovados no concurso público de administração direta estariam em busca de respostas sobre a data de homologação. Um dos candidatos, inclusive, afirmou à nossa equipe de reportagem que o prefeito da cidade mentiu ao dizer que não poderia homologar antes do curso de formação de alguns cargos.
Na época, a Prefeitura afirmou que não haverá homologação parciel antes da etapa do curso de formação para o cargo de Auditor de Tributos Municipais, dando como justificativa o fato do edital ser único.
Nesta quarta-feira (25), o edital para curso de formação foi publicado, e a homologação segue sem data definida. Hoje, o Manchete RJ voltou a conversar com um aprovado no determinado concurso, que desabafou: “até que enfim eles voltaram a dar andamento ao concurso né rs rs, desde 13/6 parado”.
Um aprovado, que preferiu não se identificar, concluiu fazendo novas críticas a demora para data de homologação, e disse saber da preferência da Prefeitura em período eleitoral.
“Caso a Prefeitura tivesse homologado os resultados publicados desde de fevereiro (exceto para auditor, visto que ainda tinha uma etapa) antes de 6 de julho, data que começava a valer algumas regras do período eleitoral, eles poderiam já convocar e empossar os aprovados para 5 cargos (Contador, Técnico Fazendário, Analista de Controle Interno, Assistente de Controle Interno e Analista de Sistemas), mas não fizeram. Eles tiveram mais de 4 meses para homologar e convocacar estes cargos após a publicação do resultado, mas a gente sabe qual é a preferência da prefeitura né, RPA e comissionado, principalmente perto das eleições…A minha expectativa é que eles homologuem todos resultados e convoquem todos aprovados dentro do número de vagas antes do fim do ano e os trabalhos comecem em 1/2/25″, concluiu.
Confira a matéria completa abaixo e relembre o caso:
Critérios de avaliação
Para fins de aprovação, o curso de formação será avaliado em 10 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos pontos, ou seja, cinco pontos; e tiver, no mínimo, 75% de frequência no curso. O resultado preliminar do curso será publicado oportunamente na página do Instituto Consulplan. Caberá recurso acerca da reprovação no curso de formação, no prazo de dois dias úteis, a contar da publicação do resultado preliminar.
A prova objetiva do concurso, que oferece 85 vagas para os cargos de Técnico Fazendário, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Assistente de Controle Interno, Analista de Controle Interno, Contador e Analista de Sistemas, aconteceu em 14 de janeiro deste ano.
Os candidatos convocados que tiverem dificuldades ou dúvidas sobre o processo de matrícula poderão saná-las pelos canais de atendimento, pelo telefone 0800-1004790 ou pelo “Fale Conosco” (https://www.institutoconsulplan.org.br/FaleConosco.aspx).