
De acordo com o Ranking do Saneamento 2025, do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (15), Campos dos Goytacazes apresentou o maior avanço entre os municípios no estado do Rio na pauta, passando de 47ª para a 25ª colocação, com melhorias recentes na infraestrutura do saneamento.
Niterói, na Região Metropolitana, foi destacada entre os três municípios com melhor índice de saneamento básico do Brasil, atrás apenas de Campinas e Limeira, em São Paulo.
As quatro cidades do Rio de Janeiro entre as 20 com piores índices de saneamento do país são: São João de Meriti; Duque de Caxias; Belford Roxo; São Gonçalo.
Os dados que compõem a análise fazem parte do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) e usam como referência o ano de 2023. Os dados de 9 cidades do Rio de Janeiro foram analisados, por estarem na lista dos 100 municípios com mais habitantes no Brasil.
De acordo com o relatório, a falta de acesso à água potável impacta 16,9% dos brasileiros. Em todo o país, 44,8% não possuem coleta de esgoto. A falta de acesso causa problemas de saúde, de produtividade no trabalho e na qualidade de vida da população, impactando o desenvolvimento socioeconômico.
*Com informações do G1