
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) oficializou a paralisação da Série A2 do Campeonato Carioca devido a pendências judiciais que envolvem o Americano. Condenado pelo Pleno do TJD-RJ por suposta escalação irregular, o alvinegro perdeu 4 pontos e caiu para a nona colocação, ficando de fora do G4. O clube irá recorrer da decisão do Tribunal, e um novo julgamento será realizado, agora em instância máxima, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Cabe ressaltar que a decisão do julgamento desta quinta-feira (18) condenou o Americano à perda de 3 pontos e ao pagamento de multa no valor de R$ 100, conforme consta na sentença abaixo:

No entanto, o Manchete RJ apurou que a FERJ oficializou a perda de 4 pontos. Isso porque, além dos 3 pontos retirados pela suposta escalação irregular, a Federação alega que o clube também perdeu o ponto conquistado no jogo em questão — um empate (1 ponto somado) contra o Bangu.
Inicialmente, as semifinais estavam previstas para acontecer neste fim de semana, com os quatro classificados dentro de campo: São Gonçalo, Americano, Bangu e Araruama. O alvinegro, inclusive, já havia sido absolvido em um julgamento do TJD-RJ pelo mesmo processo, envolvendo uma suposta escalação irregular contra o Bangu. No entanto, os denunciantes recorreram, e o clube acabou sendo condenado na instância máxima do Tribunal.
Agora, a Ferj optou por paralisar o campeonato até que a situação do Americano seja resolvida no STJD. Portanto, as semifinais seguem sem datas definidas.
Quem gostou da decisão desta quinta-feira no TJD-RJ foi o Olaria. O clube era o quinto colocado e, com a saída do Americano do G4, ocupou a vaga entre os quatro primeiros da competição. Consequentemente, Bangu e Araruama subiram de posição. Confira a tabela atualizada abaixo:
