
A Faculdade de Medicina de Campos está acolhendo nesta semana, os calouros do Curso de Graduação em Medicina com uma recepção solidária, em que o mais importante é o caráter humanístico. Campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, além de visitas a instituições assistenciais, fazem parte da programação.
Nesta semana, os estudantes de Medicina visitaram a Casa de Acolhimento de Menores, Respeito e Amor – Projeto Lara, quando puderam interagir com diversas brincadeiras com as crianças assistidas na instituição. Como também, o Asilo Monsenhor Severino, onde o intuito foi promover uma interação com os idosos por meio da atenção e pela conversa. Ainda está previsto na programação, doação de sangue no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado.
No Brasil ainda há muitos casos de trotes vexatórios, porém, um número cada vez maior de Instituições de Ensino Superior – IES – adere à ideia do chamado “trote cidadão”, que é justamente o momento em que os calouros participam de campanhas de cunho educativo e social. Desta forma, diversas são as iniciativas que buscam dar um novo re-significado a essa realidade. Nesse viés, estimular no âmbito educacional a criatividade, o despertar do senso crítico com vistas à realidade social brasileira, assim como a disseminação de uma cultura de paz e solidariedade, onde antes havia violência gratuita e brincadeiras que expunha os calouros em situações desumanas e vexatórias.
A Recepção solidária se solidifica enquanto prática propositiva para o exercício da cidadania, ao estímulo do trabalho voluntário, por sua vez, a FMC busca oferecer aos calouros uma forma diferenciada de celebrar a sua vitória. Desde 2009, a FMC realiza uma recepção diferenciada de seus calouros, sempre em busca de uma educação em Saúde focada no humanismo.
Na próxima semana será a vez dos calouros de Farmácia e de Enfermagem