
A colunista Bela Megale, do jornal O Globo, publicou nesta segunda-feira (07) detalhes dos bastidores do “clã Bolsonaro” após o conflito entre Washington Reis e Rodrigo Bacellar no Rio. Segundo informações do blog, o ex-presidente Jair Bolsonaro deu uma ordem para seus aliados não se meterem na confusão e chegou a dizer que Reis teria “procurado” essa situação.
No atual cenário, Bolsonaro também fez outra determinação: pediu que o grupo siga firme e mantenha o apoio a Bacellar na candidatura ao governo do Rio em 2026. Não foi à toa que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se encontrou com o presidente da Alerj após a crise ser deflagrada — um dia depois de Washington Reis ser exonerado do governo.
Ainda segundo informações de Bela Megale, Flávio Bolsonaro informou a interlocutores que pretende se reunir, nos próximos dias, com Reis e Castro para falar da situação, que, na sua visão, atrapalha a candidatura da direita no Rio. Integrantes da família Bolsonaro ainda teriam relatado a aliados que o tempo de Washington Reis para se cacifar como o candidato ao governo do Rio “já teria passado” e que eles devem seguir com o apoio a Bacellar. Jair Bolsonaro concordou em dar suporte ao nome do presidente da Alerj desde que indique o vice de sua chapa.
O grupo está irritado com Reis, porque avalia que ele fez gestos excessivos ao prefeito Eduardo Paes (PSD), que deve concorrer ao Palácio da Guanabara em 2026 com apoio de Lula.
Cabe ressaltar que Reis segue inelegível. Mas bolsonaristas contrários ao nome de Bacellar estão convencidos de que ele conseguirá mudar sua situação na Justiça Eleitoral.