O Bispo Dom Fernando Rifan, responsável pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, teve um encontro com o Papa Leão XIV no último sábado (15), durante uma audiência privada na Biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano.
Em contato com o Manchete RJ, o Bispo de Campos explicou que a visita durou cerca de 30 minutos – o suficiente par Dom Fernando apresentar ao papa a história e a missão da Administração Apostólica, criada pelo Papa São João Paulo II em 2002, explicando como o grupo superou períodos de separação da Igreja para alcançar plena comunhão com a Cátedra de Pedro.
Dom Fernando também entregou documentos oficiais da entidade e da Santa Sé, além de livros e artigos de sua autoria.
Ainda de acordo com o Bispo, o Papa Leão XIV fez diversas perguntas sobre a posição teológica e pastoral do grupo, que foram respondidas detalhadamente, demonstrando satisfação ao perceber que a Administração Apostólica se distingue de outros grupos cismáticos. Dom Fernando ainda disse que destacou a atuação da instituição em 11 dioceses brasileiras, a formação de seminaristas e a estreita colaboração com outros Bispos católicos.
“Ele percebeu que somos bem diferentes de outros grupos radicais e cismáticos. Falei-lhe, assim, da necessidade de continuar com a nossa Administração Apostólica pelo bem da Igreja“, relatou.
O encontro abordou também a renúncia de Dom Fernando, apresentada ao completar 75 anos, e a necessidade de continuidade da liderança da Administração Apostólica. E segundo o Bispo, o Papa não deu resposta imediata e faz muitas consultas primeiro.
“Sobre a minha renúncia, não me julgo necessário nem insubstituível, o que ninguém é, como sempre ensinei. Claro que não pedi nada, além da benção dele. A resposta dele virá através dos canais competentes, após as consultas de praxe”, disse.
Por fim, Dom Fernando ainda relatou que o encontro terminou com uma oração conjunta e avaliou a visita cordial como satisfatória.







