
Cinco bandas locais que participaram da 11ª edição do Dia do Rock Goitacá 2025, realizado nos dias 24 e 25 de maio, usaram as redes sociais para afirmar que até hoje não receberam o pagamento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Em contato com a reportagem do Manchete RJ, a FCJOL informou que irá marcar uma reunião com os envolvidos.
No edital que regulamentou as contratações, estava previsto que o pagamento do cachê deveria ser feito em até 60 dias. O prazo já se esgotou e, mesmo após 24 dias de atraso, os músicos ainda não receberam o dinheiro e nem tem previsão disso.
As bandas que alegam não ter recebido o pagamento são Evolução da Espécie, Nabrup, Aze, Gralha e Papercut.
A reportagem do Manchete RJ apurou os valores que cada grupo tem a receber da FCJOL:
Banda Evolução da Espécie: R$ 7 mil
Nabrup, Aze, Gralha e Papercut: R$ 5 mil cada
Em contato com o Manchete RJ, Felipe Bense, fundador e vocalista da Banda Evolução da Espécie, afirmou que os músicos estão sendo vítimas de perseguição.
“Está havendo uma perseguição com a banda em relação às letras das músicas, que falam sobre a luta contra a corrupção e questões sociais. Não queriam que a gente participasse do evento, mas conseguimos participar. Isso não acontece apenas conosco, outras bandas também enfrentaram esse problema. Além disso, diminuíram a estrutura do evento. No ano passado foi um festival lindo no Cais da Lapa, e este ano nos tiraram de lá. Nem havia um local certo para tocar, fizeram tudo em cima da hora. Ficam nesse jogo de empurra, a verba do edital existe, mas as bandas estão sofrendo com isso, pois têm contas para pagar e ainda não receberam nada.”
FCJOL se posiciona
Procurada pelo a Manchete RJ, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima afirmou que irá realizar uma reunião na sexta-feira (22). Confira
“A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima realizará nesta sexta-feira (22), às 16h, uma reunião no Museu Histórico de Campos, com representantes das bandas. O encontro tem como objetivo ouvir os artistas envolvidos, a fim de compreender melhor as demandas apresentadas”.
Ver essa foto no Instagram