A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta população sobre baixa adesão ao esquema vacinal da dengue. Das 8.421 crianças e adolescentes que iniciaram a imunização desde o ano passado, apenas 1292 retornaram aos postos de saude para tomar a segunda dose, dados preocupam.
A vacina é um dos meios mais eficazes contra complicações causadas pela doença. Dados apontam que a vacinação contra a dengue garante cerca de 90% de proteção contra hospitalizações e 80% para não ter a doença. No entanto, essa eficácia é alcançada apenas quando o esquema de duas doses é finalizado.
Outro dado importante é que 5.743 jovens estão com a vacina atrasada, ou seja, já ultrapassaram o intervalo recomendado de três meses entre a primeira e a segunda dose.
“Pedimos aos responsáveis que levem seus filhos aos postos o quanto antes para garantir essa proteção. Não é necessário reiniciar o esquema, apenas completar com a segunda dose. Já os 1.386 que estão dentro do prazo, fiquem atentos ao calendário para não perderem a data de retorno”, reforça Leonardo.
Para facilitar, a Secretária Municipal de Saúde disponibiliza diversos pontos de atendimento, sendo mais de 30 salas espalhadas pelo municipio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além do Centro Municipal de Imunizante (na Sede da Secretária de Saúde), com atendimento de segunda a sextas-feira, das 8h às 20h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento com foto e o CPF.





