
A população de Campos e região presenciou, nos últimos dias, uma mudança climática que chamou a atenção. Desde o último sábado (10), a queda na temperatura, acompanhada de ventos fortes, chegou a assustar parte das pessoas. Por outro lado, a chuva ocorreu de forma isolada e em diferentes momentos. A reportagem do Manchete RJ conversou com o geógrafo climatologista Carlos Augusto Souto de Alencar para saber o que justifica essa alteração no tempo e por quanto tempo ela irá permanecer.
O especialista explica que a mudança na temperatura ocorreu devido à chegada de uma massa de ar frio que foi impedida várias vezes durante este ano.
“A mudança na temperatura ocorre devido à chegada de uma massa de ar frio de origem polar. Elas acontecem com frequência no inverno. O problema é que, neste inverno de 2024, a predominância de uma forte massa de ar seco mais quente impediu a chegada de várias dessas massas de ar frio. Mas, como a massa de ar quente e seco enfraqueceu, essa massa de ar frio avançou e derrubou as temperaturas.”, disse o geógrafo.
Com relação aos ventos fortes, Carlos Augusto diz que eles foram provocados pela diferença de pressão atmosférica entre a massa de ar que estava sobre a região e a frente fria que veio à frente da massa de ar polar. Segundo o climatologista, a previsão para os fortes ventos na área central de Campos já terminou. Portanto, a população pode esperar por essa nova mudança nos próximos dias.
“Para a meteorologia esse vento na área central de Campos não é perigoso. Ele não vai causar dano relevante. Na região costeira pode causar. Farol de São Tomé, por exemplo. Chuva nem tão cedo. No minimo uma semana sem chuva alguma. Afinal estamos no período seco. Na quinta-feira, a temperatura já tende a ficar mais quente.”, finalizou o especialista.
Idoso ferido
Na manhã do último sábado (10), um idoso ficou ferido após uma forte ventania atingir a cidade de Campos e derrubar uma placa que estava fixada em um prédio. O homem, que passava pelo local, acabou sendo atingido pelo objeto. O caso ocorreu na rua Voluntários da Pátria, na região da Pelinca.
O idoso chegou a ser socorrido com ferimentos moderados e sangramento na cabeça para um hospital particular da cidade, onde ficou em observação.