
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), reforça aos usuários das vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos a utilização da credencial que garante o uso desses espaços. A medida é para evitar que os motoristas sejam autuados com multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao utilizarem as vagas sem portarem no painel a credencial que autoriza o estacionamento.
Recentemente, duas polêmicas envolvendo o reboque de veículos estacionados em vagas para idosos geraram repercussão em supermercados da cidade. Em um dos casos, um casal de idosos de Dores de Macabu teve seu carro rebocado indevidamente pela Guarda Civil Municipal de Campos, mas o veículo foi devolvido posteriormente. A atitude da GCM irritou o prefeito Wladimir Garotinho.
CREDENCIAL DE ESTACIONAMENTO
Trata-se de um documento obrigatório para uso de vagas de estacionamento especiais, destinadas às pessoas idosas ou com deficiência física que possuam a CNH emitida e válida. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos quando em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.
Os veículos estacionados nas vagas reservadas deverão exibir, obrigatoriamente, a credencial no painel do veículo, ou em local visível para efeito de fiscalização. O uso de vagas em desacordo caracteriza infração prevista no Artigo 181 Inciso XVII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).