
A Microsoft está desativando o serviço de videochamadas Skype nesta segunda-feira, 5 de maio, após duas décadas de operação.
A confirmação do encerramento do serviço foi feito em fevereiro deste ano. A companhia informou que com essa medida a Microsoft vai conseguir se dedicar no desenvolvimento do Teams, seu outro serviço de chamada de vídeo, simplificando suas ofertas de comunicação.
Em 2011, a Microsoft fez sua maior aquisição até então e pagou US$ 8,5 bilhões pelo serviço, quando ele tinha cerca de 150 milhões de usuários. Em 2020, esse número havia caído para cerca de 23 milhões de usuários, apesar de um breve ressurgimento na pandemia.
Nos últimos anos, a plataforma teve dificuldades para acompanhar rivais mais fáceis de usar e mais confiáveis, como o Zoom e o Discord, enquanto a Microsoft optava por dar atenção ao Teams e outros produtos.
O declínio ocorreu em parte porque a tecnologia do aplicativo do Skype não é adequada para a era dos smartphones, justifica a Microsoft. A empresa aproveitou a pandemia para integrar o Teams a outros programas do Office, na expectativa de atrair usuários corporativos.
A Microsoft informou que para facilitar a transição da plataforma, os usuários Skype poderão fazer login no Teams gratuitamente em qualquer dispositivo compatível usando suas credenciais existentes, com a migração automática de bate-papos e contatos.
Com isso, o Skype se junta a uma série de serviços abandonados pela companhia, como o navegador Internet Explorer e o Windows Phone.
Não ficou claro quantos usuários ou funcionários serão afetados pelo desligamento da Skype. A Microsoft não comentou o assunto.
*Com informações do G1