
Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou pelo menos 24 estados, em todas as regiões do Brasil, e o Distrito Federal. Segundo a Enel, cidades do interior do Rio como Campos e Macaé foram umas das atingidas. O serviço já foi restabelecido. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná.
Em contato com a reportagem do Manchete RJ, a Enel informou que o apagão ocorreu por volta de 00h32 e afetou 280 mil clientes atendidos pela empresa. Confira:
“A Enel Rio esclarece que a interrupção de energia que afetou clientes da distribuidora nessa madrugada, às 0h32, foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). O fornecimento foi normalizado às 1h22 para cerca de 280 mil clientes impactados no Rio.
Na área de concessão da Enel Rio, a interrupção no fornecimento de energia afetou parte dos seguintes municípios: Angra dos Reis, Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba, Italva, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Niterói, Petrópolis, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Sumidouro”.
Causa do apagão
A falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), que ocorreu por volta de 0h30, de acordo com o governo federal. A normalização completa ocorreu até 2h30 da madrugada.
Companhias de energia citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Em geral, as falhas relatadas duraram de menos de 10 minutos a cerca de 1 hora. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.