Um homem à frente de seu tempo e que tinha entre seus amigos o escritor e dramaturgo francês, Jules Verne, e o astrônomo francês Camille Flammarion. No ano em que completaria 150 anos, o sanjoanense que morou quase toda vida em Campos, João Batista de Seixas Tinoco foi homenageado durante o 16º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O evento aconteceu em abril, em Campos dos Goytacazes, recebendo palestrantes de diversos países e marcou, também, a criação de um prêmio que leva o nome de Seixas Tinoco e que passa a ser entregue anualmente a personalidades de destaque. O primeiro condecorado foi astrônomo amador e astrofotógrafo premiado João Diniz.
João Batista de Seixas Tinoco foi pesquisador e realizou estudos pioneiros na área. O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e astrofísico Marcelo de Oliveira Souza destaca a participação ativa de Seixas Tinoco na Sociedade Astronômica da França – em junho de 1908, foi publicada a aceitação de Seixas Tinoco como membro da SAF. Em função de sua participação, Camille Flammarion proclamou Seixas como um dos maiores astrônomos amadores do mundo.
Netas de João Batista Seixas Tinoco, Angela Tinoco Riscado e Ana Maria Tinoco Pereira, as bisnetas Silvia Cristina Tinoco e Maria de Nazareth Tinoco Mendonça, além da jornalista Suzy Monteiro, cuja mãe e tia foram adotadas pela família, estiveram presentes ao evento e falaram da emoção que estavam sentindo, diante do reconhecimento da dimensão científica do avô.
