
Deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram a entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria do Poder Legislativo Fluminense, ao escritor Marcelo Rubens Paiva. A cerimônia de entrega do prêmio ainda não tem data definida.
A iniciativa partiu da deputada Verônica Lima (PT), que também protocolou um projeto para que o nome do pai de Marcelo, o ex-deputado Rubens Paiva, entre no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro. A trajetória da família Paiva é um dos marcos da história brasileira, simbolizando a resistência contra a Ditadura Militar e a luta por democracia e direitos humanos.
Autor do livro que baseou o filme “Ainda Estou Aqui”, Marcelo acredita que o filme é um símbolo de reconciliação do Brasil ao retratar o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, na época da ditadura militar, e a luta de sua mãe por décadas.
“Ainda estou aqui” foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme. É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar. A produção também tem outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).
A premiação acontece neste domingo (2), com transmissão ao vivo da TV Globo.