
As escolas públicas do Estado do Rio podem ter um “Dia do Esporte” com campeonatos de diversas modalidades, promovendo a integração de todo o espaço escolar. É o que autoriza o Projeto de Lei 6.208/22, da deputada Dani Monteiro (PSol), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (22/08). O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
O “Dia do Esporte” deverá ser realizado bimestralmente. A proposta foi elaborada pela estudante Rafaela Bispo, de Paraty, na 13ª edição do Parlamento Juvenil, em 2022. “Ultimamente os jovens e adolescentes só querem saber de jogos eletrônicos e redes sociais. Aumentando o sedentarismo e a obesidade, logo, correndo o risco de ter doenças quando estiverem mais velhos e até mesmo agora na juventude”, afirmou Rafaela.
A direção de cada escola, os professores de Educação Física e os grêmios estudantis serão responsáveis pela organização e realização do evento, oferecendo todo suporte necessário para os estudantes. A programação deverá contemplar as diversas séries e faixas etárias de cada escola. A escola também deverá incentivar a segurança alimentar durante o “Dia do Esporte”. A medida precisa da regulamentação do Executivo.
*Com informações da Alerj