
No dia 28 de outubro, o Manchete mostrou no quadro Gente que faz a diferença, a história do jovem Alan, um menino de 13 anos, que nasceu sem os braços e que sonha ser jogador de futebol. Esta semana, a vida de Alan ganha um novo capítulo, ele que estuda na Escola Municipal Ignácio Corrêa dos Santos, em Guandu, recebeu uma cadeira tipo sentar alto e uma mesa adaptada para os pés da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para tornar seu ensino-aprendizagem mais seguro e confortável. Antes Alan estudava usando um tapete, pois escreve com a ajuda dos pés. A história de amizade de Alan e do amigo Darllan comoveu a cidade.
A cadeira tem inclinação de aproximadamente 45°, regulagem de altura, largura e profundidade do assento. Já a mesa tem os pés adaptados para as funções de alimentação e atividades escolares com regulagem na altura, inclinação média de 180° e sistema de deslize para as laterais. A avó de Alan, Vera da Silva Souza, contou que ele estava com dificuldades para estudar porque sentia dores nas costas por precisar escrever com os pés. Agora, está feliz com o equipamento.
“Ele está adorando a cadeira, ficou muito bom e confortável. Melhorou muito para ele estudar. O Alan estava sentindo muita dor na coluna, porque ele tinha que ir para o tapete e ficava curvado, forçando a coluna. Agora, consegue fazer os deveres com tranquilidade e não está mais reclamando. Sem dúvida, foi uma grande. Graças a Deus, não está reclamando mais e as dores acabaram. Está sendo muito útil”, contou a avó.