
Conhecida pelas suas belas praias, Macaé tem na Praia dos Cavaleiros a sua maior potência turística. Com bares charmosos, extensa orla e mar procurado tanto por banhistas, como por surfistas, a praia dos Cavaleiros tem vivido dias de mistério. As águas que costumam ter tons claros, ganhou tons escuros e levantou a dúvida da população e dos órgãos municipais.
O biólogo Henrique, vencedor do ibest de maior influenciador ambiental do país, analisou a situação via Instagram:
“A água escura que estamos vendo não está relacionada ao fenômeno da maré vermelha, está ligada às chuvas que estão acontecendo, à movimentação de sedimentos que existem na região”.
Na quinta-feira (15), a Defesa Civil havia emitido o alerta de chuvas e ventos intensos, principalmente na região serrana, com chuva ficando entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia. E mar agitado com possibilidade de ressaca e ondas de até 4m. Outra suspeita que foi levantada seria o descarte de esgoto no mar, devido a algumas imagens divulgadas.
Versão da Prefeitura
Equipes das secretarias municipais de Ambiente e Saneamento estiveram nesta quinta-feira (15), na praia dos Cavaleiros, para averiguar suspeitas de descarte de esgoto na altura do Posto 2, na da praia dos Cavaleiros. Técnicos realizaram coleta de amostra e testes a fim de identificar o ponto de origem. Os resultados da avaliação podem resultar em multa aos responsáveis.
A inspeção no local contou com a presença de técnicos da BRK, concessionária que atua no sistema de esgotamento sanitário. “Foi feito uma coleta de amostra na saída da drenagem porque o importante é identificar o poluidor, o que não foi possível na ação de hoje. Mas, as informações seguem sendo analisadas a fim de coibirmos essa irregularidade”, apontou a secretária de Ambiente, Isaura Sales.
“Foram feitos testes com corante reagente em um ponto que poderia ser o emissor e o resultado foi negativo. Essa é uma análise complexa, notificamos um estabelecimento para que apresente o projeto de esgotamento sanitário e seguimos estudando outras possibilidades que possam ter culminado nessa ocorrência”, detalhou Ricardo Moreira, secretário de Saneamento.
O trabalho de investigação seguirá pelos próximos dias. Denúncias de descarte de esgoto irregular podem ser encaminhadas pelos telefones da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal: (22) 2772-1810 / 2772-3597 / 2796-1380 / 2772-3577.
