
Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta quinta-feira (30), em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, por suspeita de envolvimento em diversos crimes cometidos no ambiente virtual. Segundo informações da polícia, o jovem é apontado como um dos líderes de um grupo que cometia crimes de extrema gravidade pela internet.
A ação foi realizada por policiais da 136ª Delegacia de Polícia, em apoio à Operação Nix, força-tarefa da Polícia Civil de São Paulo voltada ao combate de crimes cibernéticos que envolvem crianças e adolescentes. O jovem foi localizado no bairro São Félix.
Ainda de acordo com informações apuradas pelos investigadores, o adolescente e outro integrante do grupo teriam induzido uma adolescente à ingestão de substância química, além de serem responsabilizados por um caso de estupro virtual envolvendo uma criança de apenas 12 anos.
Segundo a polícia, o menor também é investigado por incitação à automutilação e por envolvimento em casos de maus-tratos a animais, com indícios de que alguns desses atos foram transmitidos ao vivo em plataformas digitais.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes também recolheram um aparelho celular, que será analisado pela perícia para aprofundamento das investigações.
A Operação Nix, da Polícia Civil de São Paulo, tem como foco desarticular redes criminosas que utilizam o meio digital para promover crimes como pedofilia, cyberbullying, perseguição agravada, divulgação de pornografia infantil, invasão de dispositivos eletrônicos e incentivo ao suicídio e automutilação.
O adolescente apreendido será encaminhado à Vara da Infância e Juventude, onde o caso seguirá tramitando conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As investigações seguem em andamento, e os desdobramentos do material apreendido poderão levar à identificação de outros envolvidos.
*Com informações de Gabriel Clalp do Guia do Estado