A Defesa Civil de São João da Barra informou que, por meio de guarda-vidas contratados pela Prefeitura, realizou o socorro de cerca de 200 pessoas em situação de afogamento durante o período de Carnaval, chegando a registrar picos, em alguns dias, de até 40 salvamentos. Entre os pontos de maior ocorrência estiveram a Lagoa de Grussaí e o Pontal de Atafona, além do mar de Grussaí, na direção da passarela de acessibilidade do outro lado da lagoa.
A Prefeitura de São João da Barra informou que o trabalho dos guarda-vidas contratados para a alta temporada segue até o fim deste mês. A recomendação é que os banhistas frequentem os trechos com a presença desses profissionais, por serem monitorados, e que respeitem a sinalização indicada por bandeiras que apontam possíveis riscos.
Para o verão, foram contratados 112 guarda-vidas, por meio de processo seletivo, para suprir a demanda do Corpo de Bombeiros, responsável pelo serviço de salvamento marítimo no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Assim, além dos 22 postos de guarda-vidas da Defesa Civil, existem outros três postos dos Bombeiros no litoral sanjoanense, cujos dados de salvamento devem ser solicitados à corporação.






