Carnaval é tempo de alegria, mas a saúde vem em primeiro lugar. É comum neste período mudar a rotina, comer fora de casa e consumir alimentos e bebidas em locais improvisados. O Hospital São José (HSJ) alerta que esses hábitos podem aumentar o risco de doenças transmitidas por alimentos.
O nutricionista do São José Rousali Freitas explica que a alimentação pode fazer a festa com mais disposição e segurança.
“Evite sair de casa em jejum e dê preferência a refeições leves e regulares. Mantenha-se hidratado, bebendo água ou água de coco ao longo do dia. Se consumir bebida alcoólica, evite exageros e nunca beba de estômago vazio. Também é fundamental ter atenção aos alimentos vendidos na rua, especialmente aqueles expostos ao sol ou armazenados de forma inadequada”, alerta a especialista.
Em casos em que há sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal, febre e mal-estar, Marcelo Tiago, médico do HSJ, destaca quais são os primeiros cuidados que podem ser feitos em casa.
“Em situações mais leves, o tratamento pode ser realizado sem a intervenção médica. É necessário manter a hidratação, com água ou soro, alimentação leve e repouso”, diz Marcelo.
Ainda de acordo com o médico, se houver piora no quadro com diarreia intensa ou com sangue, febre alta e sinais de desidratação (boca seca, pouca urina e tontura), é preciso buscar o atendimento hospitalar.
Dante Pinto Lucas, superintendente do Hospital São José, reforça que a unidade estará de prontidão para o atendimento no Carnaval.
“Teremos em prontidão 87 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, para garantir o melhor atendimento neste período de festa”, concluiu Dante.






