O Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, divulgou na terça-feira (13) que o centro cirúrgico registrou apenas um caso de infecção hospitalar pós cirurgia em 2025. Os dados do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) revelam que cerca de mil pacientes foram contatados via ligação telefônica duas vezes em suas residências no pós-alta médica. Todos eles passaram por algum tipo de cirurgia.
A coordenadora do serviço no HGG, a enfermeira Karla Tatiana Santana, comemorou os resultados:
“É um número histórico, e eu fico orgulhosa porque é resultado de muito trabalho em todo o hospital. A nossa equipe circula diariamente pelo HGG avaliando os procedimentos e implantando a cultura de prevenção de riscos por meio da conscientização. E eles estão aderindo”, celebrou Karla.
O HGG afirma que esse resultado é devido a um novo processo de biossegurança para o gerenciamento de resíduos hospitalares. Aos protocolos de higienização e desinfecção do hospital com a chegada de produtos mais eficientes na prevenção de infecções. Ao investimento em treinamento e no reforço no uso de Equipamentos de Proteção (EPI), como parâmetro, e o descarte correto de insumos hospitalares.





