A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou segunda-feira (12), o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para a prevenção do HIV-1, como profilaxia pré- exposição (PrEP). O fármaco vem demonstrando alta eficácia no que diz respeito a prevenção de novas infecções pelo vírus.
A medicação é destinada a adultos e adolescentes com idade mínima a partir dos 12 anos, com peso mínimo de 35kg e que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste e seu resultado ser negativo.
Estudos clínicos apresentados apontam 100% de eficácia do Sunlenca na redução de HIV-1 em mulheres cisgênero; além de 96% de eficiência em comparação com a incidência de HIV e 89% superior a PrEP oral diária.
De acordo com a Anvisa, o regime de injeções semestrais mostrou boa adesão, superando desafios comuns em esquemas diários, como o da PrEP em versão comprimido.
Porém, a agência advertiu que embora o medicamento tenha sido aprovado, depende ainda da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e sua disponibilização pelo SUS (Sistema Único de Saúde) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (Conotec) e pelo ministério da Saúde.
Em Campos
A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção que vem demonstrando resultados positivos e significativos para a prevenção do HIV. Segundo dados obtidos pelo CTA (Centro de acolhimento e testagem), localizado rua Conselheiro Otaviano, 241 no centro de Campos; a previsão para a implementação do novo sistema de PrEP injetável deve começar a partir de maio de 2026. E que demanda pela PrEP oral quase duplicou desde meados do ano passado, até o momento atual.
Para quem demonstra interesse em iniciar o tratamento preventivo l, basta procurar o CTA pelo telefone de contato via WhatsAppp (22) 98173-0170 para maiores informações.





