Conforme o Manchete RJ havia noticiado no dia 22 de outubro, nesta terça-feira (11) a concessão da BR-101, no Rio de Janeiro, passará por um leilão e poderá ter uma nova empresa administrando a rodovia. Atualmente, a concessionária Arteris Fluminense é responsável pela pista, que começa na divisa com o estado do Espírito Santo (Km 0) e termina no acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio-Niterói), abrangendo 322,1 km de extensão.
A rodovia, no trecho operado pela Autopista Fluminense, entre Niterói e a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, é a principal conexão terrestre da Bacia de Campos, ligando três municípios estratégicos — Macaé, Campos dos Goytacazes e São João da Barra — aos portos, bases operacionais e empresas que sustentam grande parte da produção de petróleo brasileira. Com a otimização contratual da concessão que irá a leilão, espera-se que a BR-101/RJ ganhe novo fôlego.
O leilão acontecerá na B3, em São Paulo. A Arteris Fluminense demonstrou interesse em manter os serviços e confirmou que participará do certame. No entanto, por lei, devido à readaptação do contrato, outras empresas também têm direito de concorrer.





