Nessa quarta-feira (5), o Palácio da Cultura, um dos mais importantes patrimônios históricos e artísticos de Campos dos Goytacazes, foi oficialmente reinaugurado, em uma cerimônia que marcou também a abertura do 6º Festival Doces Palavras (FDP!).
O primeiro dia de programação foi repleto de arte, afeto e identidade campista. Entre as atividades realizadas, o destaque ficou para o plantio simbólico de uma árvore ipê-amarelo, gesto que marcou o renascimento de um novo ciclo cultural. O público também pôde prestigiar exposições de doces e artesanatos, lançamentos de livros, mesas de debate, oficinas literárias e de doçaria, além de atividades culturais e musicais.
O Festival Doces Palavras (FDP) segue até o dia 9 de novembro, com uma programação diversificada, que inclui mesas literárias, oficinas, lançamentos, shows autorais e atrações infantis, reunindo escritores, artistas, doceiras e o público em torno da valorização da arte campista.
Com a reformulação, o Palácio da Cultura sedia também o Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CETEC) – que reúne iniciativas e setores da Seduct ligados à Educação, Ciência e Tecnologia. Também foram criadas e reformadas salas administrativas, espaço de atendimento e áreas destinadas a coworking. Outro destaque da reformulação do Palácio da Cultura é a biblioteca, que conta com seção infantil, e setor destinado à exposições. A expectativa da gestão municipal é que a revitalização do Palácio da Cultura seja um marco para a valorização da história, da produção artística e da inovação educacional em Campos, fortalecendo o vínculo entre passado e futuro, tradição e modernidade.







