A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) está promovendo o curso “TEA com Ciência”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Proac) que busca fortalecer a formação de futuros educadores e ampliar o conhecimento sobre inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto surgiu a partir de uma emenda parlamentar da deputada estadual Carla Machado, que viabilizou a criação do curso no início do ano. A proposta é oferecer uma formação complementar aos alunos de licenciatura da universidade e também ao público em geral, com foco em práticas pedagógicas mais inclusivas e acolhedoras.
Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Jober, o objetivo é preparar os futuros docentes e capacitar profissionais da educação para que possam atuar de forma mais sensível e efetiva diante das demandas do público com TEA. Mas com o aumento da demanda de profissionais de outras áreas, o curso foi aberto a comunidade em geral.
“O projeto busca promover a equidade e a inclusão, garantindo que a educação seja acessível a todos. A formação inclui também a capacitação de profissionais da rede pública de ensino, ampliando o alcance do projeto à comunidade. Dessa forma, contribuímos para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para estudantes com TEA”, destacou o professor.
O curso é livre, gratuito e online, voltado à comunidade em geral. As aulas acontecerão nos dias 3, 4, 5, 11, 12 e 13 de novembro, das 18h30 às 21h30, e contarão com conteúdos interdisciplinares que relacionam ciência, educação e inclusão.
Os interessados podem se inscrever através do link aqui.





